A nova sede da Microsoft Brasil, localizada na Vila Olímpia em São Paulo, no conjunto São Paulo Corporate Towers, espelha a estratégia de ambiente de trabalho inteligente adotada pela empresa em escritórios de todo o mundo.
Desde a contratação do Superlimão, o cliente sinalizou que a elaboração seria feita de forma colaborativa. Antes de iniciar o projeto, os arquitetos fizeram uma visita à sede da Microsoft em Seattle (EUA), onde foi possível conhecer o complexo composto de diversos edifícios que contam através da arquitetura de cada época a história da empresa e consequentemente a evolução das tecnologias e seus impactos nos espaços corporativos.
O contato com as últimas soluções tecnológicas ampliou os horizontes para as diversas possibilidades a serem aplicadas na nova sede. Os Guides eram inúmeros e constantemente atualizados. De forma paramétrica, balizaram a condução do projeto para o resultado mais eficiente e extremamente rigoroso em conceitos de circulações, iluminação, acústica, estética, acessibilidade, sustentabilidade, entre outros.
Desde a primeira visita à sede até o dia da mudança foram 18 meses. Em todo processo, uma grande equipe trabalhou no projeto. Além de seguir os Guides, o foco na acessibilidade era mandatório e sempre reforçava a ideia de ir além de normas e boas práticas.
Buscou-se distribuir, ao longo de mais de 7000m2, em 3 pavimentos, todo o programa necessário para o funcionamento da subsidiária no Brasil. Além das áreas de estações de trabalho, com sistemas de regulagem de altura, o programa contempla salas de reuniões de diversos tamanhos, phonebooths, salas de concentração, cafeterias, copas para catering, áreas colaborativas e ainda incorpora na mesma estrutura o Microsoft Technology Center (MTC).
A distribuição escolhida foi locar no 16º pavimento o andar para visitantes, e os andares 17 º e 18 º para a área de staff, sendo esse dividido entre salas de reuniões, auditórios e o social hub. Em outro extremo do mesmo andar o programa interno do MTC.
IDENTIDADE
Como inspiração para as soluções do projeto, foi feita uma intensa pesquisa sobre os valores e a história da Microsoft e como empregar conceitos de localidade para a mais importante subsidiária da América Latina. Foram escolhidos três pilares conceituais que fizessem sentido para transmitir a mensagem de significado de Brasil. Primeiro, o fato de o país acolher a maior biodiversidade do planeta e, depois, a diversidade cultural do país em decorrência de uma longa história de colonizações e migrações que fazem do Brasil uma mistura de raças e culturas e de enorme receptividade para o mundo. E, em terceiro lugar, fazendo a ponte com a empresa, toda a tecnologia desenvolvida para atender a demanda de tanto território e criatividade para desenvolver novas soluções com recursos limitados.
São cores, texturas e peças de design que remetem à flora e à fauna do país, pontos turísticos, tetos que simulam o movimento das águas e painéis de areias coloridas típicas do Brasil.
CONCEPÇÃO
A transformação cultural da Microsoft se reflete na arquitetura do novo escritório, com um espaço moderno e aconchegante, que vai estimular a colaboração e a inovação entre os funcionários e também com clientes e parceiros.
Com a Diversidade e Inclusão como prioridade e um pilar da sua cultura, a Microsoft teve uma grande preocupação com acessibilidade desde a concepção do projeto. O espaço foi criado para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física, de visão ou audição. O objetivo é que todos possam acessar sozinhos e confortavelmente todas as dependências. Esse é o primeiro escritório da Microsoft na América Latina a contemplar todos os recursos de acessibilidade orientados pela empresa globalmente.
As recepções funcionam em dois níveis de altura, as portas são automáticas e amplas, todas as estações de trabalho oferecem ajuste de altura, carpetes e pisos apropriados para facilitar a locomoção, além de sinalização em braile. Os banheiros também foram pensados com foco em acessibilidade e inclusão de gênero.
Como parte do conceito de ambiente de trabalho inteligente, o escritório não tem estações fixas de trabalho para cada funcionário e possui diversos ambientes de trabalho alternativos, incluindo espaços abertos. Todos esses aspectos foram pensados para estimular a colaboração e a produtividade, tendo como ponto de partida a ideia de que juntos os funcionários podem trabalhar melhor e aprender mais, com impacto positivo para clientes e parceiros.
Dos três andares ocupados no edifício, um abriga o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC, na sigla em inglês), espaço utilizado para demonstrar inovações, receber clientes e parceiros. O novo escritório da Microsoft conta agora com uma Sala de Educação e um espaço voltado ao fomento a startups por meio do Fundo BR Startups.
Priorizando o bem-estar dos colaboradores, o escritório também tem espaços com iluminação natural e vista de paisagens externas. Além disso, há salas especiais dedicadas a momentos de descompressão e criatividade, além de uma sala de beleza para manicure e outros serviços. Já o Mother’s Room é um espaço reservado para mães em fase de amamentação, equipado com poltronas e equipamentos para a coleta e armazenamento do leite, incluindo geladeiras.
O prédio que abriga a nova sede da Microsoft possui certificação LEED Platinum, ou seja, atende aos mais altos requisitos de sustentabilidade para edifícios, de acordo com o United States Green Building Council (USGBC). A estrutura também conta com vestiários e bicicletários para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte para o trabalho.
PAVIMENTOS
16º Pavimento
A chegada ao Hall de elevadores coloca o visitante entre duas paredes com diferentes tratamentos, sendo uma em um lambril de madeira tauari, madeira de origem de brasileira e com certificação de reflorestamento remetendo à natureza. E num outro extremo, um painel metálico perfurado que, utilizando ferramentas de parametrização digital, reproduz uma imagem de uma paisagem de cerrado. A dualidade de materiais é quebrada por 6 monitores digitais no teto que passam conteúdos da empresa, entre representações do céu, e com possibilidade de personalização do conteúdo remotamente.
O piso, elevado em concreto pré-moldado com agregados em pedras, representa a base solida. Emergindo do chão, o balcão da recepção inspirado em formações rochosas de diversas regiões do país recebe o visitante desde a porta com sua face mais acessível voltada para entrada.
Ao fundo 6 grandes blocos de concreto com vegetação emergindo pela face superior representando as 5 regiões do Brasil e a 6 a parte que recebe o logo da empresa, representando o papel da subsidiaria atuando nestes territórios. O volume espacial do lobby segue com uma entrada mais estreita e vai se abrindo até o caixilho face do edifício, tornando a cada passo mais amplo, desta forma, aberto e receptivo.
No forro, o elemento tridimensional em serralheria preserva a transparência do pé-direito alto e, através de sua cor e geometria, lembra as superfícies das águas e o vento nela agindo.
A escolha dos mobiliários de desenhistas brasileiros reforça o potencial criativo nacional e através de cores e formas entram em harmonia com o entorno. Densa vegetação e farta iluminação já na recepção natural reforçam a exuberância da nossa natureza.
Sobre o balcão, três luminárias em chapa de latão dobrada representam pássaros e a fauna brasileira. A abertura na parede de madeira mostra a primeira sala adjacente ao espaço, o Education Room representando um dos mais significativos trabalhos da empresa exercidos na comunidade brasileira. O desenvolvimento de soluções e tecnologias que aprimorem o sistema de educação atual.
Neste andar, em sua maioria composta de salas de reuniões com tecnologias de última geração para conferências, os volumes das salas foram posicionados próximo ao corredor central do edifício deixando a circulação do andar no perímetro do prédio, com iluminação natural e vistas da cidade que encantam em 360 graus.
À direita do Lobby, o Social Hub, uma sala de estar, além de foyeur para os auditórios, recebe os visitantes em reuniões informais com cafeteria e infraestrutura para catering. Como painel de fundo para este espaço foi criada uma parede com sobreposição de areias de várias tonalidades em alusão às falésias do litoral nordestino e uma referência ao artesanato realizado em garrafas típicas desta região.
O elemento do forro repete a forma geométrica da recepção, mas desta vez traz a textura e padrão da palha estilo rattan, material utilizado em mobiliários de residências típicas brasileiras, mas com influência asiática intrínsecos na nossa cultura. Neste espaço contamos com acesso ao bloco de sanitários sem gênero e depósito de mobiliário para os 3 auditórios. Os 3 auditórios, de capacidade de quase 200 pessoas, com forro acústico de alta eficiência, se unem como um grande galpão através de painéis retráteis e também incorporando parte dos corredores para eventos ainda maiores.
Cada sala de reunião conta com toda tecnologia de conectividade e com tratamento acústico de absorção e isolamento que atendem aos guides globais da empresa, e ainda incorporam diferentes paletas de cores inspiradas em tons encontrados na natureza de vermelhos terrosos a azuis bem noturnos.
Cada sala assume uma característica diferente. Em um corredor em curva foi criada uma instalação com espelhos convexos em diversos tamanhos representando a reprodução da imagem de forma analógica.
Ainda neste andar, o MTC, espaço que faz a demonstração das principais tecnologias, apresenta os produtos em uma sala de estar totalmente flexível que pode se transformar para qualquer evento. Um pequeno bar móvel, parte do programa do guide global, recepciona o visitante e um painel de chapas perfuradas com iluminação RGB pode personalizar o espaço com as cores e configuração para cada tipo de cliente e evento. O envisioning center proporciona as apresentações das tecnologias de ponta e outras salas de reuniões completam o programa do espaço.
17º Pavimento
O 17º e 18º pavimentos são destinados ao uso interno dos funcionários são conectados por uma escada interna que interliga os pavimentos reduzindo o uso dos elevadores.
O 17º pavimento teve como conceito de distribuição lugares de estações de trabalho não definidos, e setores de níveis de ruído pré-estabelecidos. Logo no Hall dos elevadores um trabalho de ponto cruz em grande escala representando um desenho de uma vegetação tropical foi elaborado à mão pela artista Anne Galante do Estúdio Srta. Galante e representa o trabalho manual por trás do resultado.
Logo em frente à entrada uma estante biblioteca metálica separa a circulação do lounge. Este lounge, concebido como uma área de trabalho alternativa, além da estante que incentiva a troca de conhecimento entre os funcionários da empresa através da troca de livros, possui diversas opções de sentar, desde a bancada alta que contempla a vista na janela como um sofá e mesa de centro para trabalhos mais informais ou uma pequena estação com altura tradicional de mesa de trabalho.
O lounge, inspirado na cidade de São Paulo, possui forro acústico que segue com a mesma geometria dos demais, mas agora com material acústico para atender a um nível de conforto para os usuários. A nuvem acústica, em referência às chuvas da “Terra da Garoa”, acompanham três luminárias de vidro soprado dos designers Sergio Cabral e Cristiana Bertolucci, em forma de gota água representando a chuva. Na mesa de centro o tampo é uma foto em alta resolução do espigão da Avenida Paulista, icônico centro de negócios no coração da cidade.
Separados por blocos de salas de reuniões e phonebooths, cada setor de ruídos evolui em sentido horário na planta, do mais ruidoso e colaborativo para o mais silencioso e de concentração. Na área mais colaborativa posicionamos a escada que dá acesso à cafeteria no 18º pavimento.
18º Pavimento
O 18º pavimento acolhe os setores fixos da empresa como RH, Jurídico, Facilities, TI, etc. É neste andar que foi criado, anexo a esta cafeteria, uma alameda de serviços para os usuários, como a área de manutenção de equipamentos de TI conhecido internamente como techlink, suporte de RH Facilities e planos de benefícios aos usuários, além de uma área de impressão, massagem e sala para manicure.
O Hall de elevadores do 18º pavimento conta com 150 peixes em origami dobrados à mão, com tonalidades de cores diferentes e todos nadando para um mesmo rumo, representando os colaboradores da empresa trabalhando por um mesmo resultado.